Aros do Gol

Esquema de montagem dos mastros com os aros.

Ainda não foi construído, porque ainda estamos procurando uma base viável e o diâmetro do tubo de PVC precisa ser o mesmo do buraco da base (considerando que uma gambiarra provavelmente comprometeria a estabilidade).

Mas a idéia principal desse conceito está na extremidade superior do tubo:

– Uma pecinha de madeira seria colada dentro do tubo de PVC, com o mesmo diâmetro deste.

– Parafusos-estojos teriam sido postos nessa peça antes, e apertados com porcas hexagonais e arruelas. Seria necessário garantir que os excessos dos comprimentos dos estojos apontem para cima, não para baixo.

– As extremidades superiores dos estojos ficariam protuberando para cima, e seria possível inserir o aro por cima, de forma que os estojos entrariam exatamente em dois dos buracos do aro. (O objetivo de ter dois estojos é impedir que o aro gire em torno do eixo que seria um único estojo, em ocasião de ser atingido por uma bola nos hemisférios laterais.)

– Finalmente, quando o aro estiver devidamente posicionado sobre os estojos (fornecendo estabilidade horizontal ao conjunto), arruelas e porcas do tipo “borboleta” poderiam ser postas ainda por cima, assim garantindo estabilidade vertical ao aro.

– Quando isso tudo for construído, o excesso superior dos estojos pode ser muito mais longo do que o necessário para firmar o aro e receber uma arruela e uma porca (e talvez atrapalharia um pouco a passagem da Goles), então é possível que seja necessário serrar essa parte. É claro que este passo seria feito apenas uma vez.

– A propósito, nós compramos seis aros de bicicleta, de alumínio, com diâmetro medindo 26″. Eles já vêm com buracos regulares, mas não parece ser um problema furar qualquer outro tipo de aro, que não os tenha. Achamos que bambolês seriam frágeis demais, especialmente se fossem feitos buracos tão próximos um do outro.